Quer Aparecer? Apoie um Piloto de Motocross. |
Muitas pessoas me procuram me pedindo patrocínio, ou até mesmo uma simples ajuda para participar de um evento, ou para organizar um. Mal sabem eles que eu também ando a procura e precisando de um patrocinador. (Rs) Faço o que posso para ajudar... Dessa vez resolvi divulgar esse texto sobre o “Por que patrocinar um piloto Motocros?”, esse texto poderá ser usado em um projeto para conseguir patrocínio, e também serve para mostrar para os empresários os benefícios que podem obter “ajudando” um piloto de Motocross.
O maior patrimônio de uma empresa é sua marca. Uma marca forte, reconhecida e respeitada é praticamente certeza de sucesso e longevidade para qualquer negócio. A divulgação da marca é um dos principais fatores que colaboram com o crescimento das empresas. Expor a marca em uma moto de corrida ou no uniforme de um piloto/atleta, por exemplo, também é uma forma de publicidade.
Através do patrocínio, as pessoas são impactadas em seus momentos de lazer. Ou seja, com menos resistência às propagandas. E, no caso de piloto/atleta, pessoas estarão torcendo por eles. Por conseqüência, pelos seus patrocinadores. É aí que as empresas exploram.
Para entender por que patrocinar um atleta é importante e vale à pena, dispensa falar-se do poder transformador de indivíduos que tem o esporte, pois é fato que o esporte é capaz de transformar vidas, moldando não somente atletas, mas cidadãos conscientes e de bom caráter.
Outro aspecto importante é a função social, palavra que vem norteando todas as políticas públicas e atividades humanas em sociedade e tem a função social da propriedade, a função social do contrato e etc.
O patrocínio possui papel fundamental na carreira de um piloto/atleta, tendo em vista que o esporte não é barato. As motos, os equipamentos de proteção, a manutenção dos equipamentos, preparação física, preparação psicológica, viagens, hospedagens, alimentação, e etc. Enfim tudo que um piloto/atleta precisa, e que custa muito caro. Logo, há de se convir que infelizmente não está ao alcance de todos.
A contrapartida do patrocínio é a divulgação que o piloto/atleta executará que é bem considerável tendo em vista a vasta quantidade de atletas da modalidade (mais os familiares destes), sem contar às pessoas que sequer tem ligação com o esporte, mas que vêem os atletas passando diariamente nas ruas, andando, de ônibus, carro, sempre utilizando camisas, bonés, adesivos e etc., sempre divulgando a marca. Vale ressaltar, que a medida da divulgação será proporcional ao investimento, ou seja, maiores investimentos possibilitam o atleta disputar campeonatos de grande porte e por conseqüência a divulgação também será maior em razão da repercussão do evento e da mídia que atua especialmente nestes eventos (Ex: Campeonato Brasileiro, Campeonato Mundial, etc.). Nos campeonatos menores (Ex: Campeonatos Estaduais e Regionais), o investimento no atleta é menor, a divulgação é executada da mesma forma, mas a repercussão é relativamente menor em comparação aos grandes eventos, mas, isso também não quer dizer que a divulgação e repercussão serão pequenas, apenas proporcionalmente menores.
Existem ainda as redes sociais (febre do momento) onde se podem colocar banners, fotos, frases, anúncios, promoções e etc., além das mídias especializadas, a exemplo os sites que veiculam matérias, transmitem ao vivo os campeonatos, publicam fotos, vídeos, entre outras coisas; para usuários de qualquer parte do mundo, informações estas que ficam ao livre acesso de todos por tempo indeterminado.
Se fizermos um paralelo entre o investimento-retorno (custo-benefício) que se tem com um atleta e a exposição de um outdoor, a aparição de alguns segundos no canal principal ou um banner em um site, por exemplo; perceberemos que o investimento é consideravelmente inferior e que se pode atingir um público igual ou maior.
Finalmente, podemos elencar alguns benefícios de patrocinar um atleta:
O maior patrimônio de uma empresa é sua marca. Uma marca forte, reconhecida e respeitada é praticamente certeza de sucesso e longevidade para qualquer negócio. A divulgação da marca é um dos principais fatores que colaboram com o crescimento das empresas. Expor a marca em uma moto de corrida ou no uniforme de um piloto/atleta, por exemplo, também é uma forma de publicidade.
Através do patrocínio, as pessoas são impactadas em seus momentos de lazer. Ou seja, com menos resistência às propagandas. E, no caso de piloto/atleta, pessoas estarão torcendo por eles. Por conseqüência, pelos seus patrocinadores. É aí que as empresas exploram.
Para entender por que patrocinar um atleta é importante e vale à pena, dispensa falar-se do poder transformador de indivíduos que tem o esporte, pois é fato que o esporte é capaz de transformar vidas, moldando não somente atletas, mas cidadãos conscientes e de bom caráter.
Outro aspecto importante é a função social, palavra que vem norteando todas as políticas públicas e atividades humanas em sociedade e tem a função social da propriedade, a função social do contrato e etc.
O patrocínio possui papel fundamental na carreira de um piloto/atleta, tendo em vista que o esporte não é barato. As motos, os equipamentos de proteção, a manutenção dos equipamentos, preparação física, preparação psicológica, viagens, hospedagens, alimentação, e etc. Enfim tudo que um piloto/atleta precisa, e que custa muito caro. Logo, há de se convir que infelizmente não está ao alcance de todos.
A contrapartida do patrocínio é a divulgação que o piloto/atleta executará que é bem considerável tendo em vista a vasta quantidade de atletas da modalidade (mais os familiares destes), sem contar às pessoas que sequer tem ligação com o esporte, mas que vêem os atletas passando diariamente nas ruas, andando, de ônibus, carro, sempre utilizando camisas, bonés, adesivos e etc., sempre divulgando a marca. Vale ressaltar, que a medida da divulgação será proporcional ao investimento, ou seja, maiores investimentos possibilitam o atleta disputar campeonatos de grande porte e por conseqüência a divulgação também será maior em razão da repercussão do evento e da mídia que atua especialmente nestes eventos (Ex: Campeonato Brasileiro, Campeonato Mundial, etc.). Nos campeonatos menores (Ex: Campeonatos Estaduais e Regionais), o investimento no atleta é menor, a divulgação é executada da mesma forma, mas a repercussão é relativamente menor em comparação aos grandes eventos, mas, isso também não quer dizer que a divulgação e repercussão serão pequenas, apenas proporcionalmente menores.
Existem ainda as redes sociais (febre do momento) onde se podem colocar banners, fotos, frases, anúncios, promoções e etc., além das mídias especializadas, a exemplo os sites que veiculam matérias, transmitem ao vivo os campeonatos, publicam fotos, vídeos, entre outras coisas; para usuários de qualquer parte do mundo, informações estas que ficam ao livre acesso de todos por tempo indeterminado.
Se fizermos um paralelo entre o investimento-retorno (custo-benefício) que se tem com um atleta e a exposição de um outdoor, a aparição de alguns segundos no canal principal ou um banner em um site, por exemplo; perceberemos que o investimento é consideravelmente inferior e que se pode atingir um público igual ou maior.
Finalmente, podemos elencar alguns benefícios de patrocinar um atleta:
1) Grande divulgação a custo consideravelmente inferior;
2) Estimulo a inclusão social e a cidadania através do esporte;
3) Viabilizar a estrutura necessária ao atleta para o exercício de sua atividade com profissionalismo;
4) Incentivar a prática esportiva.
5) Fortalecimento de sua marca.
Para encerrar, fica a dica especialmente direcionada a você micro, pequeno ou grande empresário, patrocinar vale sim à pena, o muito ou o pouco que você puder contribuir será de grande valia. O investimento é pequeno em relação aos efeitos decorrentes desta atitude, portanto invista em algum talento da sua região, estabeleça com ele os objetivos esperados e com certeza ambos vão obter bons frutos dessa parceria. O Motocross agradece, os pilotos/atletas e a sociedade civil também.
Tom (Everton de Oliveira)
Fonte: Adaptação dos textos Por que patrocinar um atlete vale a pena? e Benefícios ao patrocinar uma atividade esportiva.
Isto é uma grande verdade,todo empresário com visão futurística deve patrocinar pilotos de motocross.
ResponderExcluirVamos divulgar isto a todos empresários,precisam enxergar que isto ajudaria a eles e ao país,porque temos pilotosno Brasil com capacidade de representar o país lá fora como Vinicio Raposo mas esta sem patrocínio para correr até o brasileiro. Acoooorda empresários.
ResponderExcluirNaiara Lourenço