sábado, 2 de fevereiro de 2013

Por que patrocinar um piloto de Motocross?

Quer Aparecer? Apoie um Piloto de Motocross.
     Muitas pessoas me procuram me pedindo patrocínio, ou até mesmo uma simples ajuda para participar de um evento, ou para organizar um. Mal sabem eles que eu também ando a procura e precisando de um patrocinador. (Rs) Faço o que posso para ajudar... Dessa vez resolvi divulgar esse texto sobre o “Por que patrocinar um piloto Motocros?”, esse texto poderá ser usado em um projeto para conseguir patrocínio, e também serve para mostrar para os empresários os benefícios que podem obter “ajudando” um piloto de Motocross.

     O maior patrimônio de uma empresa é sua marca. Uma marca forte, reconhecida e respeitada é praticamente certeza de sucesso e longevidade para qualquer negócio. A divulgação da marca é um dos principais fatores que colaboram com o crescimento das empresas. Expor a marca em uma moto de corrida ou no uniforme de um piloto/atleta, por exemplo, também é uma forma de publicidade.
     Através do patrocínio, as pessoas são impactadas em seus momentos de lazer. Ou seja, com menos resistência às propagandas. E, no caso de piloto/atleta, pessoas estarão torcendo por eles. Por conseqüência, pelos seus patrocinadores. É aí que as empresas exploram.
     Para entender por que patrocinar um atleta é importante e vale à pena, dispensa falar-se do poder transformador de indivíduos que tem o esporte, pois é fato que o esporte é capaz de transformar vidas, moldando não somente atletas, mas cidadãos conscientes e de bom caráter.
     Outro aspecto importante é a função social, palavra que vem norteando todas as políticas públicas e atividades humanas em sociedade e tem a função social da propriedade, a função social do contrato e etc.
     O patrocínio possui papel fundamental na carreira de um piloto/atleta, tendo em vista que o esporte não é barato. As motos, os equipamentos de proteção, a manutenção dos equipamentos, preparação física, preparação psicológica, viagens, hospedagens, alimentação, e etc. Enfim tudo que um piloto/atleta precisa, e que custa muito caro. Logo, há de se convir que infelizmente não está ao alcance de todos.
     A contrapartida do patrocínio é a divulgação que o piloto/atleta executará que é bem considerável tendo em vista a vasta quantidade de atletas da modalidade (mais os familiares destes), sem contar às pessoas que sequer tem ligação com o esporte, mas que vêem os atletas passando diariamente nas ruas, andando, de ônibus, carro, sempre utilizando camisas, bonés, adesivos e etc., sempre divulgando a marca. Vale ressaltar, que a medida da divulgação será proporcional ao investimento, ou seja, maiores investimentos possibilitam o atleta disputar campeonatos de grande porte e por conseqüência a divulgação também será maior em razão da repercussão do evento e da mídia que atua especialmente nestes eventos (Ex: Campeonato Brasileiro, Campeonato Mundial, etc.). Nos campeonatos menores (Ex: Campeonatos Estaduais e Regionais), o investimento no atleta é menor, a divulgação é executada da mesma forma, mas a repercussão é relativamente menor em comparação aos grandes eventos, mas, isso também não quer dizer que a divulgação e repercussão serão pequenas, apenas proporcionalmente menores.
     Existem ainda as redes sociais (febre do momento) onde se podem colocar banners, fotos, frases, anúncios, promoções e etc., além das mídias especializadas, a exemplo os sites que veiculam matérias, transmitem ao vivo os campeonatos, publicam fotos, vídeos, entre outras coisas; para usuários de qualquer parte do mundo, informações estas que ficam ao livre acesso de todos por tempo indeterminado.
     Se fizermos um paralelo entre o investimento-retorno (custo-benefício) que se tem com um atleta e a exposição de um outdoor, a aparição de alguns segundos no canal principal ou um banner em um site, por exemplo; perceberemos que o investimento é consideravelmente inferior e que se pode atingir um público igual ou maior.
Finalmente, podemos elencar alguns benefícios de patrocinar um atleta:

1) Grande divulgação a custo consideravelmente inferior;
2) Estimulo a inclusão social e a cidadania através do esporte;
3) Viabilizar a estrutura necessária ao atleta para o exercício de sua atividade com profissionalismo;
4) Incentivar a prática esportiva.
5) Fortalecimento de sua marca.

     Para encerrar, fica a dica especialmente direcionada a você micro, pequeno ou grande empresário, patrocinar vale sim à pena, o muito ou o pouco que você puder contribuir será de grande valia. O investimento é pequeno em relação aos efeitos decorrentes desta atitude, portanto invista em algum talento da sua região, estabeleça com ele os objetivos esperados e com certeza ambos vão obter bons frutos dessa parceria. O Motocross agradece, os pilotos/atletas e a sociedade civil também.

2 comentários:

  1. Isto é uma grande verdade,todo empresário com visão futurística deve patrocinar pilotos de motocross.

    ResponderExcluir
  2. Vamos divulgar isto a todos empresários,precisam enxergar que isto ajudaria a eles e ao país,porque temos pilotosno Brasil com capacidade de representar o país lá fora como Vinicio Raposo mas esta sem patrocínio para correr até o brasileiro. Acoooorda empresários.
    Naiara Lourenço

    ResponderExcluir