sábado, 15 de setembro de 2012

Perfil BAHIACROSS #5 - Matheus Andrade #25

                O Perfil BAHIACROSS é um espaço onde estaremos entrevistando os principais pilotos do Motocross baiano, assim tentado proporcionar aos fãs um maior conhecimento do seu piloto preferido.

Matheus Andrade - Foto: Acervo Pessoal
     Chegando o meio do mês é hora de Perfil BAHIACROSS.
     O Perfil BAHIACROSS #5 é com o piloto Matheus Andrade #25, atual líder da categoria MX2 no Campeonato Baiano de Motocross 2012. Piloto muito conhecido na Bahia e em todo o nordeste, vem em uma ótima fase, e que além de piloto também é organizador de provas e ministra curso de pilotagem. Todo ano realiza uma prova em sua pista na já famosa Fazenda Morro Branco, suas provas sempre contam com os melhores pilotos do Nordeste e até mesmo com presenças internacionais, esse ano sua prova foi palco da abertura do Campeonato Baiano. Na entrevista o fisioterapeuta Matheus Andrade conta é sua rotina, seu começo no Motocross, e das dificuldades de ser um organizador de provas.

Vamos a entrevista: 

1) BAHIACROSS – Pra começar a velha e boa pergunta... Como começou no Motocross? E quem foi seu maior incentivador?
MATHEUS ANDRADE - Meu pai, Péricles Valadares, mais conhecido como Pêrez, também era piloto de Motocross e dos bons. Desde de pequeno que acompanhava suas corridas e sempre ouvia dizer que se eu andasse como ele, seria um grande piloto. E hoje estou aqui tentando andar como ele.

2) BAHIACROSS – A primeira corrida! Onde, quando e como foi?
MATHEUS ANDRADE - Aos 14 anos fiz a minha primeira corrida que na verdade foi um Velocross, onde eu tinha uma XT225cc e ainda no treino, em um salto que não tinha recepção eu quebrei a haste do amortecedor traseiro da moto, fiquei muito triste porque iria ficar de fora... Foi quando meu pai deixou de correr para me dar a moto dele para participar uma DT 200R , corri e fiquei em 1ºlugar, e a partir daí comecei a aumentar o interesse por Motocross.

Matheus Andrade #25 - Foto: Acervo Pessoal
3) BAHIACROSS – Com que moto você começou? Qual a melhor moto que você já pilotou? MATHEUS ANDRADE - Comecei a andar de moto aos 4 anos e aos 7 anos ganhei minha primeira moto, uma Yamaha TT 50cc, mas até então era só para passeio, comecei a fazer trilha mesmo aos 13 anos com uma DT 200R que era de meu pai e foi com essa moto que iniciei no Motocross e dei meus primeiros saltos. Hoje eu estou correndo com uma Kawasaki KXF 250cc 2012 e sem dúvidas é a melhor moto que eu já pilotei... Fiquei tão satisfeito com a moto que já comprei uma KXF250cc 2013 e estou aguardando chegar!!!!

4) BAHIACROSS – Percebemos nas últimas corridas que você está bem preparado, tanto físico como tecnicamente, como é sua rotina de treinos? E nos finais de semana de provas o que costuma fazer?
MATHEUS ANDRADE - Graças a DEUS estou voltando a minha forma física, não a considero ainda 100%, mas estou batalhando para isso. Treino todas as Quintas-feira e sábados, e na semana que tem corrida dou um treino mais leve, para não me desgastar fisicamente e poder dar o melhor de mim no domingo na hora que o gate desce.

5) BAHIACROSS – Conte-nos uma prova inesquecível pra você.
MATHEUS ANDRADE - Uma prova que ficou marcada para mim, foi a final do Campeonato Sergipano de Motocross em 2008, na cidade de Canindé do São Francisco (SE). Eu estava liderando o campeonato com 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, e poderia ficar ate em 11ºlugar e o segundo colocado DO campeonato em 1ºlugar que ainda assim eu era Campeão Sergipano, mas eu não contava que em uma corrida aqui na Bahia uma semana antes da final eu quebraria 5 ossos do pé esquerdo. No dia da final do sergipano eu tinha apenas 8 dias que tinha quebrado o pé e ainda assim corri a final, onde sofri muito e me esforcei como nunca para ganhar aquele título mais fiquei em 12º lugar e por 1 ponto não levei o campeonato, mas ganhei um grande prêmio, pessoas muito especiais para mim estavam la torcendo e vibrando por mim, fui recebido no final da corrida com aplausos e todos chorando emocionados com o meu esforço e eu também chorava de emoção e é claro de muita dor no pé... (kkkkkkkk)

6) BAHIACROSS –
Além de piloto, você agora ministra um curso de pilotagem, o MX SCHOOL MATHEUS ANDRADE. Como nasceu a ideia de criar esse curso? Quais são os pontos principais que são abordados? Quando acontecerá a próxima edição?

MATHEUS ANDRADE - A ideia por incrível que pareça não partiu de mim, amigos e primos que também praticam Motocross, sempre me pediam dicas para conduzir uma motocicleta corretamente e eu sempre tive um olho clínico para observar os erros e acertos de cada piloto, isso contribuiu muito para que eu amadurecesse essa ideia. Quando anunciei o curso fechamos a primeira turma em apenas uma semana e o curso foi um sucesso, graças a DEUS. Abrangemos no curso muitos tipos de informação como: posicionamento, condicionamento físico, manutenção da moto, técnicas de curva, salto, costelas, e etc. Estamos pretendendo programar a próxima turma para outubro (garanta já a sua vaga!!!).
Matheus Andrade diplomando a 1ª turma do MX SCHOOL MATHEUS ANDRADE - - Foto: Acervo Pessoal

Matheus Andrade usava o número #7 - Foto: Acervo Pessoal
7) BAHIACROSS – Você usava o número #7, este ano você mudou para o número #25. O porque do número #7? E o porque da mudança para o número #25?
MATHEUS ANDRADE - Desde que eu era pequeno já gostava do número #7 então sempre foi meu número nas corridas, mas em 2008 já tinha um piloto com o numeral correndo em Sergipe ai então eu tive que escolher outro numero que foi escolhido aleatório dentre vários adesivos de numerais... Numa corrida de Cross Country no mesmo ano aqui na Bahia aconteceu a mesma coisa que por coincidência o número sorteado foi o #25, desde então passei a utilizar esse número como segunda opção. De alguns anos pra cá começou uma superstição em cima desse número #7 , muitos pilotos vieram a óbito ou tiveram acidentes graves, como o Bruninho de Pernambuco, o Swian, o Daniel (filho do Caravana) e recentemente o Marrozinho... Então familiares e amigos começaram a me pedir para mudar o número... Em um momento de reflexão decidi acatar e fazer a mudança... Esse número já vem me dando sorte, hoje sou o atual líder do Campeonato Baiano de Motocross na categoria MX2.

8) BAHIACROSS – Como é seu dia a dia quando não estar treinando ou competindo?
MATHEUS ANDRADE - Sou fisioterapeuta, trabalho também com meus pais em nossa empresa, a VIDROBOX, e estou estudando para tentar o ingresso numa faculdade de Medicina. E aos finais de semana que não tem corrida aproveito para o lazer, festas, praia, viagens, etc... 


Matheus Andrade sempre muito estiloso. - Foto: Acervo Pessoal
9) BAHIACROSS – Além de ser piloto, ministrar curso de pilotagem, você também é organizador de provas. Sua prova é umas das mais conhecidas da Bahia, esse ano foi sede da abertura do Campeonato Baiano de Motocross. Qual é a maior dificuldade de ser um organizador de prova?
MATHEUS ANDRADE - Não é nada fácil ser um organizador de provas de Motocross, quem já realizou uma sabe o que eu estou dizendo, piloto nenhum tem noção da trabalheira que da para fazer um evento da estrutura e organização que é a nossa corrida. A FBM foi felizarda em poder contar com a nossa corrida para abertura do campeonato, pois já estava em cima da data da abertura e eles encontraram tudo pronto para realização da 1ª etapa, salvo o Sr. Ailton e seus dois "filhos" (rs), os quais eu tiro meu chapéu pelo empenho e dedicação na decoração da pista!!! Ser piloto numa prova que você mesmo organiza é uma missão quase que impossível, pois temos que além de resolver todos os problemas temos que dar assessoria a todos pilotos e equipes, além da preocupação do bem estar do público. Então é muita coisa envolvida e dificilmente conseguimos um bom resultado na corrida devido ao desgaste físico e mental que temos ao realizar uma prova dessa magnitude.

10) BAHIACROSS – Ser organizador e piloto ao mesmo tempo, atrapalha muito? Qual a maior dificuldade em juntar esses dois "trabalhos" em um final de semana?
MATHEUS ANDRADE - Como já havia dito, é uma missão quase que impossível!!! No meu evento fui dormir quase que amanhecendo o dia de sábado para domingo, pois como sou conhecido por todos e sou o organizador... Acabo sendo o foco de todos, tudo que alguém precisa vem logo a mim ou a meu pai, então não consigo fica parado um só minuto e acabo me desgastando muito para que tudo sai da melhor forma possível para todos e que saiam satisfeitos com a pista, corrida, a recepção, em fim que tudo saia o mais perto da excelência.

BAHIACROSS – Para finalizar a palavra e o espaço são teus.
MATHEUS ANDRADE - Gostaria de agradecer a muitas pessoas que influenciaram para que hoje eu esteja andando da forma que eu estou, como meus pais, Vivianne, Wagner Ratão, Bilu, Dery, Adilson Paim, Joelton, Motopel, Motoclube, Protork, Nino Motos, Siri Tech, Luca Proietti, Dinotrilha, Juan Bala, Talvan S2, CariraCross, pessoas que me deram apoio em algum momento desses anos de Motocross e que alguns ainda continuam contribuindo para que eu continue competindo!!! O Motocross é algo apaixonante e que só quem tem o privilégio de praticar sabe.

Perfil do piloto
Nome Completo: Matheus Andrade Silva
Categorias na qual compete: MX1, MX2, Nacional Pró
Data De Nascimento: 10/10/1984
Cidade Onde Nasceu: Feira de Santana (BA)
Cidade onde mora: Feira de Santana (BA)
Apelido: Matheus
Moto atual: KXF 250cc 2013
Ídolo no Motocross Nacional: Chumbinho
Ídolo no Motocross Internacional: James Stewart
Pista de Motocross favorita na Bahia: CT Matheus Andrade na Fazenda Morro Branco
Pista de Motocross favorita no Brasil: Anchieta (ES)
Comida favorita: Churrasco
Bebida favorita: Sucos diversos
Comida antes das corridas: Massa
Bebida nas corridas: Água de coco
Lazer preferido: Corrida de Motocross
Esporte preferido fora o Motocross: Surf
E-mail: Matheusfisio_9@hotmail.com
MSN: Matheusfisio_9@hotmail.com


     O BAHIACROSS agradece ao piloto Matheus Andrade #25 pela entrevista, e deseja ao mesmo muita paz e saúde, e muito sucesso em sua carreira..
      Aguardem o próximo piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário