Davis Guimarães comemora sua primeira vitória no campeonato - Foto: Tácio Moreira/Bahiaclicks |
Contrariando as previsões anteriores, o sol deu as caras logo cedo em Lauro de Freitas, era tudo que precisava para a etapa acontecer em paz, certo? Não... Desde do início da manhã se via grupos formados por pilotos, chefes de equipes e pais de pilotos reunidos em vários lugares dos boxes. Logo saiu a conversa que não aconteceria as corridas, pois os pilotos iam boicotar a etapa em forma de protesto contra a CBM.
Muitos achavam que era um boicote contra o estado da pista, mas na verdade era um movimento contra vários fatores que vem acontecendo durante todo o Campeonato Brasileiro, como por exemplo, melhores áreas de boxes, pistas mais técnicas, ajudas de custo, maior segurança nas etapas e maior divulgação. Os pilotos e equipes se uniram, e foram juntos até o parque fechado, onde se encontravam alguns diretores da CBM. Lá debateram e vi que não chegaram a um consenso. Como praticamente todo movimento, tinha alguns que eram contrário a esse movimento, creio que foi o que impediu o boicote a etapa. Os pilotos deram o primeiro passo na etapa baiana para a melhoria do Motocross brasileiro, vamos esperar os próximos capítulos nas próximas etapas.
Aqui na Bahia as principais críticas não foram contra a pista, como muitos comentaram, pelo contrário, a pista foi muito elogiada, alguns pilotos à apontaram como uma das melhores do Brasil. Muitos criticas aqui foram direcionadas principalmente contra a área de boxes, que tinha pouco espaço e estava muito apertada, em alguns pontos muito lameadas principalmente no sábado, e também contra a falta de segurança a noite, e a água que chegou a faltar em alguns momentos.
Passado esse movimento os treinos aconteceram normalmente, e logo após as provas, embora com mais de uma hora de atraso.
MX3
Foi a primeira categoria a ser decidida, começou com o holeshot de Wagner Tardin #25, que errou na segunda curva e deixou a briga pela liderança para o italiano Andreia Terenzi #305 e Davis Guimarães #991, depois de brigarem boa parte da corrida, Davis Guimarães #991 passou a liderança e logo abriu vantagem. O líder do campeonato Milton Chumbinho #2 em corrida de recuperação também superou Terenzi #305, ficando com a segunda posição e ainda mantendo a liderança do campeonato. Júlio Cesar #47 e João Batista #321 completaram o pódio.
Davis Guimarães comemora a vitória na MX3 com sua equipe - Foto: Tácio Moreira/Bahiaclicks |
Três pilotos baianos participaram da bateria, Marcelo Bacalhau #636 chegou a andar na 6ª posição, mas finalizou em 10°, Amon Pereira #304 finalizou na 12° posição, e Galeguinho #952 ficou a 16ª posição.
MX2
Dudu Lima #2 venceu a categoria MX2 em Lauro de Freitas - Foto: Tácio Moreira/Bahiaclicks |
Logo na primeira curva muitos pilotos foram para o chão e foi justamente aí que definiu as primeiras posições da primeira bateria. Thales Vilardi #27 que estava na segunda posição do Brasileiro acabou sendo prejudicado por um competidor que sofreu uma queda na frente dele e estava em 15º. Fez uma prova de recuperação e terminou em nono.
O português Paulo Alberto #211, que estava na liderança do Campeonato, largou em terceiro. Aos 12 minutos conquistou a segunda posição, e aos 17 apertou o passo para tentar ultrapassar Eduardo Lima, o Dudu #2, mas acabou tendo problemas no motor da moto ao passar no salto de chegada, e abandonou a prova.
Dudu #2 liderou a prova de ponta a ponta. Passou a linha de chegada com 43 segundos de vantagem de Endrews Armstrong #412 que chegou em segundo. Endrews #412 e os demais pilotos foram alternando as posições quase durante toda a prova, mas ao final Rafael Faria #116 ficou em terceiro, Anderson Cidade #20, em quarto e Rodrigo Lama #32, em quinto.
Outro destaque da bateria foi o japonês brasileiro Lucas Kendi #293, de apenas 17 anos, ele é filho de brasileiros, mora e compete no Japão, pela primeira vez competiu no campeonato brasileiro, e andou quase toda bateria em segundo, mas no final perdeu rendimento e terminou em oitavo.Lucas dos Santos #103 foi o único baiano na categoria, largou muito bem, mas na primeira curva um piloto acabou caindo a sua frente e ele não conseguiu desviar, logo depois ele abandonou a bateria.
2ª Bateria
Os cinco primeiros pilotos que venceram a primeira bateria, novamente disputaram firme na segunda. A diferença foi que Thales Vilardi #27 desta vez largou bem, saiu em terceiro, mas acabou tendo problemas na entrada das costelas e perdeu posições, foi para sétimo. Nas duas últimas voltas conseguiu pressionar Endrews Armstrong #412, que estava em sexto, e os dois inverteram as posições na bandeirada.
Paulo Alberto #211 largou em quarto, e antes da segunda volta já estava em segundo, e logo foi para cima de Anderson Amaral #83 que estava em primeiro. Aos quatro minutos já assumiu a liderança e seguiu nela até o fim da prova. Anderson Amaral #83 acabou terminando a disputa em 11º.
Dudu Lima #2 que saiu em quinto fez uma boa prova e foi conquistando posições rapidamente. Aos 11 minutos já estava em segundo, e se manteve na posição. Rafael Faria #116, Anderson Cidade #20 e Hector Assunção #1 terminaram em terceiro, quarto e quinto, respectivamente.
Resultado da soma das baterias da MX2:
1º - Eduardo Lima #2
2º- Rafael Faria #116
3º - Anderson Cidade #20
4º - Endrews Armstrong #412
5º - Hector Assunção #1
MX1
1ª Bateria
Balbi Jr #3 venceu a categoria MX1 em Lauro de Freitas - Foto: Tácio Moreira/Bahiaclicks |
Na primeira prova da categoria no dia, Humberto Martin #101 largou na frente, mas logo foi ultrapassado por Jean Ramos #992 e Balbi Jr #3 que estavam andando em um ritmo muito forte.
Na ponta, Jean #922 começou a abrir vantagem, enquanto Balbi #3, na segunda colocação, sofria pressão de Wellington Garcia #21, que veio de ultrapassagem em cima do Humberto Martin #101. Mas o Wellington #21 sofreu uma queda e perdeu a posição. Carlos Campano #115 que já não havia feito uma boa largada também caiu e demorou muito tempo para conseguir erguer a moto.
Nas últimas voltas da prova, Joaquim Rodrigues #108 passou Humberto Martin #101, que também tomou uma ultrapassagem dupla de Adam Chatfield #407 e Welington Garcia #21.
Balbi #3 começou a buscar Jean Ramos #992 e conseguiu fazer a ultrapassagem por dentro de uma curva. O piloto era um dos poucos que já estava fazendo duplo da subida do morro e levou vantagem na prova. Depois de uma volta na 2ª colocação, Jean Ramos #992 sofreu uma queda e voltou só na 6ª posição. Balbi #3 liderou até o fim.
2ª Bateria
Jean Ramos #992 largou na frente, seguido por Chatfield #407 e Joaquim Rodrigues #108. Balbi #3 na 4ª posição começou a imprimir ritmo forte e fazer a ultrapassagens. O primeiro foi em cima de Joaquim Rodrigues #108, no duplo, e depois sobre Adam Chatfield #407. Adam #407 tentou vender caro a posição, e um dos saltos os dois chegaram a se tocar no ar, o pneu de Balbi #3 acertou as costas de Adam #407, que terminou a prova quase sem camisa.
Depois Balbi #3 começou a partir para cima do líder Jean Ramos #992, que novamente sofreu uma queda, mas dessa vez levantou rápido e ainda voltou na 2ª colocação. Jean Ramos #992 começou a recuperação e fez um bom duelo com Balbi #3. Os dois pilotos chegaram a fazer o duplo da subida do morro juntos. Não demorou muito para que Jean #992 conseguir a ultrapassagem e receber a bandeira quadriculada na primeira colocação.
Resultado da soma das baterias MX1:
1º - Antonio Jorge Balbi Junior #3
2º - Jean Ramos #992
3º - Adam Chatfield #407
4º - Joaquim Rodrigues #108
5º - Wellington Garcia #21
Campeonato Baiano
A abertura do Campeonato Baiano ficou ofuscada pela etapa do brasileiro, aconteceu após as baterias do brasileiro, com pouco público e também com poucos pilotos.
Os resultados da abertura do Campeonato Baiano ainda não foram divulgados...
Foram disputadas apenas 4 categorias e apenas 2 baterias, correram juntas as categorias Nacional Pró e Nacional Intermediária, e a categoria MX Pró correu junta com a MX Intermediária. Sabe se que Rodrigo Lama #32 venceu a MX Pró, Pedro Patrick #19 a MX Intermediária, Alan Lucena venceu a Nacional Pró, seguido de Alex Lucena #423 e Gabriel Valverde #67.
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