quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Bahia e a Copa das Federações

Foto: Ilustração Ed Carlos / BRMX
     O presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motocross) Firmo Henrique Alves, em entrevista ao site BRMX anunciou qua a entidade tem o projeto de  organizar um grande evento no fim da temporada do Motocross brasileiro, a Copa das Federações, junto com o encerramento do campeonato amador.
"– A Copa das Federações será um mini-Nações. No qual, os três melhores pilotos no campeonato de seu Estado formarão a equipe que defenderá sua federação em um evento único, no fim da temporada. É a maneira que encontramos de colocar um piloto do Nordeste em contato com um piloto do Sul e tornar a competitividade entre estas regiões interessante." – explica Firmo.
      A Associação Brasileira de Pilotos de Motociclismo Esportivo (ABPMX) e a comissão de motocross da CBM participaram da elaboração dos projetos, incluindo o regulamento do Campeonato Brasileiro de Motocross. Firmo Alves lembra que essa colaboração, por mais que pareça natural, é algo inédito na trajetória da entidade. 
"– Será um evento somente para pilotos brasileiros, no qual os atletas estrangeiros não poderão participar. Os três melhores pilotos de cada Estado, que podem ser os campeões das categorias MX1, MX2 e MX3, formarão o time de cada Estado" – acrescenta.
     Na ilustração feita por Ed Carlos ao site BRMX observamos o presidente Firmo Alves ao lado de algumas bandeiras de estados brasileiros, como se todos fossem participar da Copa das Federações. Dentre essas bandeiras podemos observar a bandeira da Bahia.
     A partir disso e da declaração do presidente da CBM na qual ele diz que "No qual, os três melhores pilotos no campeonato de seu Estado formarão a equipe que defenderá sua federação em um evento único, no fim da temporada." Fica a dúvida:
  • Como a Bahia escolherá seus representantes se a nossa federeação não realiza nenhum campeonato de Motocross?
Praticamente todos os anos ouvimos boatos que dizem que a FBM  (Federação Baiana de Motociclismo) fará um campeonato de Motocross, neste ano a FBM chegou até mesmo a divulgar as datas e as cidades do campeonato 2011, só que mais uma vez o campeonato não foi realizado. Este ano a FBM tentou também a homologação da Copa do Sisal de Motocross, tentativa essa que também não deu certo.

  •  Se em 2012 a FBM não realizar nenhum campeonato de Motocross e também não consegui homologar algum campeonato em nosso estado, ficaremos sem representantes na Copa das Federações?
 Atualmente em nosso estado temos 2 grandes campeonatos, o AMBACROSS Campeonato Baiano de Motocross, realizado pela AMBA (Associação de Motociclismo da Bahia), e a Copa do Sisal de Motocross realizado pela Subaé MX.

  • Já que os representantes do estado podem ser os Campeões das Categorias MX1, MX2 e MX3, e em nosso estado não temos nenhum campeonato na qual tenha a categoria MX2, como seria escolhido o representante para a MX2?
Em nosso estado geralmente temos apenas categoria Especial Pró na qual comporta pilotos da MX1 (Motos de 450cc) e MX2 (Motos de 250cc) numa mesma categoria. Sei que aparece no techo a palavra "podem" o que quer dizer que não é obrigatório o piloto da categoria MX2, poderia ser um piloto da MX1 adaptado a MX2, mas isso obrigaria o piloto a procurar uma moto 250cc no caso do piloto não possuir a apenas uma 450cc.

     Esses são apenas alguns questionamentos, creio que outros dúvidas irão aparecer. Mas no meu ver essas são as principais interrogações na qual diz respeito a participação do nosso estado nessa competição.
     Se você tem mais alguma "interrogação" ou algum comentário sobre A BAHIA E A COPA DAS FEDERAÇÕES, deixe nos um recado para darmos continuadade a novas reportagens sobre o assunto.

Confira a íntegra as 3 reportagens na qual Firmo Alves presidente da CBM fala do futuro do Motocross Brasileiro ao site BRMX:
>>> Futuro do motocross brasileiro – Parte 3
Fonte: BRMX

Um comentário:

  1. Com certeza a Bahia vai ter representantes em um evento como este, pelo que conheço de nosso presidente ele irá fazer de tudo que nossos atletas estejam neste evento. Quanto a quais pilotos serão, vai depender também se os organizadores de copas como a Sisal e a Ambacross estejam dispostos a conversar e quem sabe até homologar seus torneio. Todas as vezes que fiquei sabendo de tentativas de conversar e chegar a um acordo para esta homologação, os organizadores não aceitam ceder em nenhum ponto.
    Se ninguém ceder nunca estes torneios serão homologados e se não vão ser homologados não sei porque os organizadores deles estão reclamando da FBM. Se os torneios deles não é oficial, nunca poderá ser usado a sua classificação para um evento como a Copa das Federações. Vale lembrar que os representantes para a Copa não tem obrigatoriedade de serem os campeões, basta serem os atletas selecionados pela FBM, única entidade que pode selecionar os mesmos.
    Só um resumo pessoal. procurem conversar, com cada um querendo só puxar para o seu lado o motocross da bahia só vai andar para traz. Ta na hora de se reunir todo mundo que gosta e faz o motocross na bahia, junto com a FBM e de forma desarmados conversar e procurar fazer o motocross da Bahia crescer e ter o respeito que ele merece.
    Por melhores que sejam os torneios paralelos, eles nunca tem expressão nem estadual (da forma que merecem), nem nacional, os prejudicados são os atletas.
    Procurem o diálogo e com certeza irão achar uma solução.
    Abraços.

    ResponderExcluir